Vc tem PISTANTROFOBIA? A fobia do século - Sensualise Moi

by Tuy e Biel
2 anos ago
83 Views

Você já sofreu muito em seus relacionamentos passados? Tem medo de começar um novo relacionamento e sofrer novamente? Mas não estou falando de um simples receio, mas sim de pavor, horror, FOBIA! Se você correr feito diabo da cruz sempre que alguém com a mínima possibilidade de um relacionamento um pouco mais sério aparece na sua vida, então você pode ser um pistantrofóbico… Mas calma, sem desespero; tudo tem solução!

Quem convive com a pistantrofobia tem muito medo de confiar nas pessoas, seja para uma amizade ou para construir um novo relacionamento; na maioria das vezes elas são assombradas por experiências péssimas no passado.

fobia de pessoas - medo de relacionamentos - sensualise moi

Para conseguir solucionar qualquer problemas em nossas vidas, o primeiro passo é aceitar o fato de que ele existe! Isso nunca é fácil, mas o tempo e a perseverança nos ajuda a chegar lá.

Como a pistantrofobia descende de um trauma, o processo de aceitação passa por: auto negação, sensação de impotência, revolta, ansiedade, depressão e até algumas recaídas. E aceitar não significa concordar com tudo que aconteceu e admitir que estava errado, na verdade a aceitação faz você entender que tem um problema e que precisa se ajudar para superá-lo.

 

Depois de entender o seu medo é preciso compreender que os motivos para ter terminado um relacionado antigo já não são mais importantes, por mais injustos que eles sejam a realidade é que não vão mudar. Tudo na vida gera consequências e por mais dolorosas que sejam fazem parte da realidade; negá-las só nos faz sofrer mais.

Outro passo importante é saber que relacionamentos quando acabam geram sofrimento, independente a pessoa ter sido FDP ou não. O sentimento de falta e a quebra na rotina de ver e estar sempre com a pessoa causa uma sensação de solidão.

fobia de pessoas - medo de relacionamentos - medo de confiar - sensualise moi

Apesar de toda essa dor você tem que aprender a resistir a ela… RESISTIR não é fugir… A fuga apenas vai nos fazer sofrer depois e provavelmente de forma mais forte. Para criar essa resistência é necessário ser pé no chão, entender que seus sentimentos estão fragilizados, mas acima de tudo entender que isso é absolutamente normal e mais, que você vai superar isso em algum momento.

Há sentimentos que lhe prendem a esse momento de depressão: Raiva, rancor e ódio… E deixar que eles se apoderem de seu coração só vai lhe trazer mais dor. A única forma de ser livrar deles é perdoando. O perdão parece algo muito complicado, principalmente quando fomos tratados de forma que não gostamos, mas o execício de perdoar nos deixa mais leves e serenos, permitindo pensarmos em nossas vidas e em nós mesmos de forma mais tranquila, para então definir novas metas e até mesmo nos sentirmos seguros para um novo relacionamento.

 

Não se deixe abalar por uma postura injusta de uma outra pessoa. Afinal não há nada pior que perder a oportunidade de conhecer a pessoa da sua vida!

As experiências ruins de nosso passado devem servir nos ensinar e nunca para nos barrar de ser feliz hoje ou no futuro.

Se a pistantrofobia atrapalhar muito a sua vida e interferir na sua convivência com outras pessoas o melhor é procurar um psicólogo que possa te ajudar a superar os traumas do passado. A vida fica mais feliz!

 

Recentemente nós falamos em um vídeo sobre o que fazer quando o relacionamento acaba. Assiste, quem sabe não te ajuda tbm! <3

 

Tags:, , ,

Deixe um comentário <3